Um grupo de investigadores da Universidade de Warwic, no Reino Unido, descobriu de que modo o consumo de morangos poderá ajudar na prevenção de doenças cardíacas e diabetes.
Se é certo que o consumo de morangos já tinha sido previamente associado ao combate dos níveis de glucose e lipoproteína de baixa densidade após as refeições, esta nova investigação vem comprovar de que forma este fruto pode ajudar também a diminuir o risco de diabetes e doença cardíaca.
De acordo com o Medical Daily, o estudo liderado por Paul Thornalley decidiu analisar como este processo ocorria, tendo constatado que os extractos de morangos activam uma proteína presente no nosso organismo, a Nrf2.
O estudo verificou que a activação desta proteína conduz à diminuição dos níveis de lípidos e colesterol no sangue, dois dos parâmetros associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
“Descobrimos como os morangos actuam de forma a aumentar as nossas defesas e manter as células, órgãos e vasos sanguíneos saudáveis, o que por sua vez pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares”, explicou o investigador.
Paul Thornalley acrescenta ainda que não nos devemos sentir culpados por ingerir uma taça de morangos com chantilly, apesar de o investigador aconselhar mais morangos que chantilly.
As técnicas de rastreio e de modelação matemática desenvolvidas na Universidade de Warwic vão dar continuação a este estudo, visando ajudar a identificar qual a melhor variedade de morangos, como devem ser servidos e quantos devem ser ingeridos para se retirar deles o melhor benefício para a saúde.
No related posts.
